A redução de resíduos e uso de matérias sustentáveis em eventos sustentáveis é essencial. Materiais sustentáveis podem ser de origem artesanal ou industrializados, que não sejam poluentes nem tóxicos e que beneficiem o meio ambiente e á saúde dos usuários e dos trabalhadores.
Conheça 10 características de matérias sustentáveis.
- Origem da matéria-prima – principalmente se é oriunda de recursos renováveis e extraída de maneira legal. Podem ser recicladas ou recicláveis.
- O processo produtivo – identificar como se produz o material é um dos fatores mais importantes, observar a eficiência energética da produção, se consome muita água e ou energia, também se o processo é poluente, que tipo de resíduos é gerado e qual destino é dado a esses resíduos.
- Legalidade e Responsabilidade Ambiental e Social – a empresa deve possui CNPJ e ter todos os funcionários dentro da legalidade. Verificar também a licença ambiental da fábrica e analisar o perfil socioambiental da empresa.
- Qualidade e durabilidade – o produto deve atender as normas técnicas que garantam a qualidade. Saber se existem dados de análise da durabilidade do produto.
- Certificação e selos – selos e certificados são importantes para atestar os benefícios sócio ambientais, de um material sustentável.
- Transporte – a distância a ser percorrida pelo produto até o consumidor é um importante fator a ser considerado. Dar preferência a materiais regionais sempre que possível, ajuda a diminuir o impacto ambiental do transporte.
- Toxidade – verifique o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, entre outros.
- Utilização, manutenção e limpeza – sua instalação e manutenção são seguras e atóxicas? Geram resíduos? Durante o uso consomem muita água e ou energia?
- Embalagem – a empresa fornecedora deve otimizar o volume das embalagens de seus produtos para gerar menos lixo e procurar utilizar materiais reciclados e recicláveis na sua confecção.
- Descarte final – observe a disposição adequada dos produtos promovendo-se a reciclagem e reuso dos materiais. Analisar o ciclo do começo ao fim é fundamental. Pesquise se a empresa possui projetos de logística reversa (descarte, coleta, reuso, reciclagem).